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Escatologia bíblica e posições acerca do milênio

INTRODUÇÃO:


Escatologia vem de duas palavras gregas, “Eskhatos” que quer dizer último, é daí que vem os termos “escasso” e “escassez”. E da palavra “logia” que significa “Estudo”. Escatologia, portanto, é o ramo da Teologia que estuda as últimas coisas, ou simplesmente “Doutrina das últimas coisas”.

A Escatologia não lida apenas com temas futurísticos, ou restritos ao Novo Testamento, é um assunto presente em toda a Bíblia. No Antigo Testamento apontava para a primeira vinda do messias, e alertava as nações do iminente juízo de Deus. No Novo Testamento, a Escatologia cumpre as profecias do AT e passa a apontar para o seu ponto central: A segunda vinda do messias. A VOLTA DE CRISTO É O PONTO ÁUREO DA ESCATOLOGIA.

Por isso, a Escatologia pode ser dividida em “Escatologia realizada” que se refere aos eventos que já cumpriram e “Escatologia futura” que se refere aos eventos que ainda não se cumpriram, mas se cumprirão até a volta de Cristo. Outra divisão possível é em “Escatologia Individual” que abarca a morte, estado intermediário, ressurreição e glorificação individual dos crentes, e “Escatologia geral” (ou “Cosmológica”) focada em eventos em escalas mundiais como nova criação e a natureza do Estado Eterno.

A Bíblia ensina que os “últimos dias” começaram durante o ministério de Jesus, mais especificamente no final de seu ministério (IITm 3.1, At 2.15-17, ICo 10.11). Alguns eventos escatológicos eram futuristas para os cristãos do primeiro século mas já se cumpriram para a nossa geração, como a destruição do templo de Jerusalém (Mt 24.1-2), mas há também eventos que estão se cumprindo ao longo da história (Mt 24.4-8) e eventos que ocorrerão na iminência da volta de Jesus e também que ocorrerão depois dela (Mt 24.29-31, Ap 20.11-15)


POSIÇÕES MILENARISTAS

Duas coisas merecem destaque quando falamos de Escatologia. A primeira é a volta de Jesus, que como dissemos é ponto principal dessa doutrina. E a segunda é a natureza do milênio de Apocalipse 20.1-3 a maneira como cada posição escatológica relaciona esses assuntos podem ser identificados pelo seu nome: o Pré-Milenismo acredita que a volta de Jesus será antes do milênio, o Pós-Milenismo acredita que será depois do milênio, e o Amilenismo acredita que a volta de Jesus ocorrerá ao final do milênio.

Tradicionalmente falamos de quatro posições milenaristas (ou quialistas) mas todas eles possuem subdivisões, podendo chegar a até onze visões diferentes; três pré-milenistas, quatro dispensacionalistas, duas pós-milenistas e duas amilenistas. Nos ateremos apenas as características principais de cada uma delas

 

  • PRÉ-MILENISMO CLÁSSICO (PÓS-TRIBULACIONISTA)

Crença em milênio futuro e literal sobre a Terra e que a Igreja será arrebatada depois de passar pela grande tribulação. Foi a primeira corrente escatológica a ser sistematizada e segue como uma das mais influentes.

O anticristo perseguirá a igreja até que Cristo volte para derrotá-lo e prender Satanás por mil anos. Nesse período Jesus reinaria na Terra, ele se encontraria nos ares com a igreja que sobreviveu à tribulação e desceria com eles com poder e glória para reinar visivelmente sobre a Terra.

 

  • AMILENISMO

O sufixo “A” antes de “milenismo” pode passar a ideia de que essa posição nega a existência do milênio, mas não, o Amilenismo nega literalidade do milênio, mas acredita que o milênio é o equivalente a era da igreja, período entre as duas vindas de Cristo em que as almas reinam com ele no céu. Crê numa tribulação futura, curta, mas muito pesada contra a igreja, a volta de Cristo será um evento único, visível e final da nossa era.

Foi a segunda corrente milenarista a ser sistematizada. Crê que já estamos no milênio e que sua duração é simbólica, milênio seria um termo para designar um período muito grande de tempo.


  • PÓS-MILENISMO

É a visão mais “otimista” dentre todas. Acredita que a duração do milênio não é literal e que ele é um evento separado da volta de Cristo. O sufixo “pós” significa que Jesus voltará depois do milênio.

Acreditam que o poder do Evangelho e a influência da Igreja se espalhará tanto que viveremos um momento de grande prosperidade e estabilidade política, econômica e social. Não crê numa grande tribulação, mas que haverá alguma tentativa de Satanás de subverter essa ordem e que será frustrada com a volta de Jesus.


  • PRÉ-MILENISMO DISPENSACIONALISTA (PRÉ- TRIBULACIONISTA)

Assim como todas as demais posições possui algumas variações de interpretações, hoje se fala em quatro tipos de Dispensacionalismo, mas todos possuem características em comum. São elas:

Interpretação futurista e literal das profecias, separação total entre Igreja e Israel e a esperança de que Deus tratará com o Israel novamente. Creem que a igreja será arrebatada antes da manifestação do Anticristo (pré-tribulacionista), que trará grandes assolações ao mundo por um período de sete anos. E depois Jesus volta para restaurar o trono de Davi em Jerusalém.


Conclusão

Estudar as diferentes posições do milênio em Escatologia é fundamental para aprofundarmos nossa compreensão sobre como a história se desdobrará segundo as promessas divinas. Esse estudo não apenas enriquece nosso conhecimento teológico, mas também fortalece nossa fé e esperança no plano soberano de Deus. Compreender as variedades de interpretação sobre o milênio ajuda a igreja a manter-se equilibrada, evitando extremismos e fomentando uma perspectiva mais ampla e inclusiva. Por fim, ao explorarmos essas visões, somos motivados a viver de maneira mais intencional e missionária, conscientes de que nossa jornada terrena está intrinsecamente ligada ao eterno propósito divino. Assim, o estudo das posições do milênio não apenas informa nossa mente, mas também molda nosso coração e ações, preparando-nos para o glorioso futuro que nos aguarda.

MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS!

Pr. André Félix Augusto
Prof. De Teologia Sistemática